quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Quebra-cabeça

Quebra-cabeça.

Algumas pessoas estão sempre reclamando, dos acontecimentos, da falta de sorte, da falta de um amor, entre outras lamentações. Ficam tristes, desanimadas e algumas chegam até mesmo à depressão. Acumulam pensamentos negativos, que deixam o viver complicado demais. Vivem lutando contra o destino, abandonando situações, as quais retornam de uma outra forma, pois têm que ser vivenciadas. Acabam travando uma guerra com sua própria vida. Fica então difícil entendê-la, quando na realidade o grande segredo é “não tentar entendê-la”, mas vivê-la.
A vida é um grande quebra-cabeça, onde as peças são os acontecimentos e as emoções. Qualquer coisa que aconteça no presente, se somará a outra. E assim vai-se construindo o futuro, que bem devagar, vai se tornando passado. Os acontecimentos e emoções vão se encaixando, até se tornaram uma linda existência. Por certas vezes, há peças que parecem não se encaixar, mas depois se descobre que estavam no lugar errado. E não dá para jogar nenhuma fora. Um quebra-cabeça não pode ser montado faltando peças,
não é mesmo?
A fé é uma dos componentes mais importantes da vida. É ela que dá força e que levanta a auto-estima. Quando existe fé, não há questionamentos, mas sim aceitação e agradecimentos. Tudo o que acontece tem uma razão. Não se tem que discutir, mas vivenciar cada momento e transformar cada experiência, em um aprendizado. Não é um tipo de conformismo, é apenas uma visão positiva, tranqüila e amadurecida de se encarar a própria história. Muitas vezes a imaturidade leva a uma não adaptação e não aceitação dos fatos que surgem, dificultando o desenvolvimento emocional.
Pode-se escolher entre ficar chateado, revoltado, entristecido, ou simplesmente ir deixando as peças se encaixarem e ser feliz. Pode-se criar uma nova maneira de pensar, deixando de lado aquela sensação de que há sempre alguma coisa errada. Tudo está como tem que ser. Pode-se até transformar uma coisa ou outra, mas mudar, não. Caso houvesse a possibilidade de se saber, o tempo que nosso quebra-cabeça levará para se completar, não perderíamos tempo com bobagens, com pensamentos destrutivos.
Estar em paz com o próprio espírito, é o melhor presente que se pode dar a si mesmo. Para isso, trabalhar o caráter e fazer coisas dignas, são atitudes básicas. Praticar a caridade também faz parte, não só a material, como também a espiritual, que às vezes é bem mais difícil. Há a necessidade também de ser íntegro e ter comportamentos que honrem o bem. Aceitar-se, transformar-se, não lutar contra si, mas a favor, é amar a vida, seja ela como for.