quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A Psicologia da Fé e da Oração

Quando um paciente chega a meu consultório, um dos primeiros questionamentos que faço é sobre sua fé. Pergunto se segue alguma religião, se acredita em Deus, se faz orações, etc... A fé e a crença em Deus, nos trazem segurança, gerando uma sensação de proteção e assistência. Desfazem a dúvida, o medo e trabalham o positivismo dentro de nós.
A oração é um ato de introspecção. É um momento em que nos desligamos dos barulhos ao redor em pura concentração. Quando rezamos o terço, por exemplo, estamos fazendo uma meditação. A repetição continua das orações é como um “mantra”, que acaba nos levando a um estado alterado de consciência, criando um momento de relaxamento e paz. Nesse momento, as respostas, orientações e inspirações surgem espontaneamente. Novas perspectivas e confiança se agregam resultando em um profundo bem estar e leveza de alma. A positividade interna flui em uma energia compensadora. Essa energia fica clara nas mudanças de atitudes, de acordo com o fortalecimento e crescimento espiritual. Em posse dessas mudanças, podemos transformar qualquer tipo de acontecimento em algo enriquecedor.
Nossa mente funciona mal sob pressão. Durante a oração, expelimos tensões e preocupações que impossibilitam o fortalecimento do nosso pensamento. Desabafamos o que angustia nosso coração, tornando melhor a compreensão do nosso íntimo. Acreditando em Deus, que Ele está ao nosso lado, em qualquer momento e lugar, desenvolvemos e realizamos mais em nossa vidas e nas dos outros. Temos mais vontade de lutar, viver e conviver afetuosamente com nosso semelhante. Nossa consciência se alimenta de imagens boas, de amor e prosperidade. Passamos a praticar o otimismo e atrair o bem, esperando sempre o melhor.
O poder da fé e da oração é incontestável. Quando esse poder atua em conjunto (novenas e correntes em grupo, por exemplo), a força é ainda maior, uma vez que o “inconsciente coletivo” entra em ação. Além de que unidos por um ideal, fazemos novas e boas amizades. Muitas idéias surgem se completando umas as outras, criando meios para solucionar o que parece não ter solução.
Não devemos apenas pedir, mas também agradecer. Precisamos também alimentar nossa caridade interna, pedindo por quem no fez algum mal. Nosso potencial espiritual crescerá e a magnitute de nossa fé também. O perdão é terapêutico e nos conduz a uma paz interior, a qual não tem preço. Desenvolvendo e ascendendo nossa maturidade espiritual, passamos a ter noção de que todos somos humanos. A diferença entre nós, é exatamente o grau desse desenvolvimento.
Sempre há um horário que nos habituamos a fazer nossas orações. A maioria das pessoas as faz ao deitar. Às vezes passamos um dia ruim, atribulado e no fim do mesmo, nossa fé parece estar enfraquecida. Dependendo da situação, surgem algumas lágrimas. É então que entramos naquele contato íntimo maravilhoso e a recobramos, as lágrimas vão cessando e acabamos adormecendo em paz, prontos para um novo dia.

Fé, Paz e Amor para Você!