quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dias de Desânimo

Há dias em que não se tem vontade de sair da cama. Bate aquele desânimo e uma preguiça e parece que o colchão está abraçando a gente, nos segurando para não levantarmos. Vem uma pequena tristeza e alguns questionamentos. Isso acontece de vez em quando com qualquer pessoa e não se assustem, ficar triste é normal.
Ficar triste não significa ficar deprimido. Depressão é ir ao fundo do poço. Tristeza é apenas passar por perto dele e achá-lo fundo. Existem algumas situações absolutamente comuns que entristecem algumas pessoas, tais como: dias muito frios, céu cinzento, feriados, domingo. Estudos demonstram que em domingos e feriados, com o fechamento de lojas, escolas, fábricas, etc., o barulho ao redor diminui. O cérebro já acostumado com os sons do cotidiano, sente falta. A mudança de programação da TV também influencia.
Estar um pouco melancólico, acreditem, até faz bem. É nesse momento em que nos fechamos para balanço e em nosso silêncio individual , colocamos pensamentos e emoções em seus devidos lugares. Daí então, recobramos força e enriquecemos nossa sabedoria. Todos precisamos de pequenas pausas. Acredito que vivamos em ciclos, como o próprio universo. São estágios, estamos hoje felizes, depois passamos por uma fase de normalidade (não muito felizes, mas também não tristes), e vem então a pequena tristeza. A grande jogada da vida e não permanecermos tristes por muito tempo. Aproveitar esses momentos para boas reflexões e sair logo, para não virar depressão. Tudo tem seu lado positivo, como diz o ditado ... “é nas quedas que o rio cria força”...
Quando você acordar em um dia de balancete, respeite. Mas levante da cama, assim ele dura menos. Trate esse dia com naturalidade, é como uma visita indesejada, sempre chega a hora em que ela vai embora. Encare como processo de purificação, de expelir o que sobrou de ruim, assim que sair tudo você fica feliz novamente.
Lembre-se sempre que sua vida tem um propósito, é por ele que você cai e se levanta. Desenvolva suas capacidades em todos os estágios, aprenda com eles. Crie um novo sentido de percepção de si e conquiste a importância de cada momento.
Quando eu era mais jovem e passava por um dia de desânimo, reclamava com minha avó e ela sempre dizia ... “ Amanhã é outro dia”... e é mesmo!
Muitas fases felizes para você! Quanto mais sábio você for, menos momentos tristes você terá.
Muita paz!