quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Como Ter Uma Relação Harmoniosa

Quando nos relacionamos com outra pessoa, muitas vezes nos deparamos em situações de conflito. Tendemos a comparar, a fazer ganchos com situações passadas, que acabam prejudicando a relação. Traumas vividos na infância, relacionados à vida afetiva de nossos pais, ou traumas de ex-relacionamentos amorosos, insistem em estar presentes mesmo que de forma inconsciente. Ou seja, tomamos determinadas atitudes sem mesmo entender a causa, pois a mesma está camuflada no nosso arquivo cerebral. Como resolver isso? Viver o presente, o aqui e agora. Se os traumas foram muito fortes, vale a pena uma terapia. Caso contrário, passar a reparar se você tem razão ou não para estar aborrecido. Vale também , uma boa observação se o que aborrece em relação ao outro é real ou fantasioso.
Um bom exercício para se conectar com o aqui e agora, é parar o que está fazendo, fechar os olhos, respirar fundo...começar então a reparar nos barulhos ao seu redor (é surpreendente como aparecem diversos sons aos quais não se prestava atenção). Após esse momento de introspecção, abrir os olhos, olhar seu corpo, o ambiente ao redor, tudo o que o cerca no momento atual. Agora então, bem estabelecido no presente, trazer à consciência o assunto que o está aborrecendo. Ser realmente honesto em seus julgamentos e perdoar se necessário.
Muitos casais entram em desarmonia devido a ciúmes, competitividade, exigências. Nesses casos, a aceitação do outro como ele realmente é, foge à naturalidade da convivência. Cada um de nós traz uma bagagem de vida. Trazemos traumas, vícios ou afetividade, dependendo de tudo o que se viveu. Cada pessoa tem seu próprio mundo e para compartilhá-lo é necessário muita paciência, respeito e parceria. Ninguém muda ninguém exigindo, tentando impor sua maneira de fazer as coisas. O relacionamento é uma conquista diária. Os desentendimentos estarão presentes de vez em quando, mas tudo vai depender das reações. É necessário que cada um ceda um pouco. Com o tempo, atitudes plausíveis tornam-se hábito.
A harmonia entre o casal gera prosperidade em tudo o que o cerca. Se houverem filhos, esses crescerão em um ambiente tranqüilo que lhes proporcionará um futuro emocional seguro, com auto-estima elevada.
Somos o que pensamos. Nosso mundo é como o construímos. Permitir a alguém compartilhar de nosso mundo, é também permitir nossa própria integração ao mundo desse alguém. Tudo deve ser muito suave, analisado de maneira afetuosa. Ser maleável não significa fazer papel de bobo, significa respeitar o ponto de vista do outro e simplesmente amá-lo.